Cirurgia Bariátrica – O apoio dos familiares e amigos mais próximos

Nos primeiros dias após a cirurgia bariátrica, é comum aparecer sinais de alteração de humor, irritação, tristeza, choro, etc… Essas reações são provocadas pela brusca alteração no padrão alimentar, principalmente pela falta do carboidrato e por estar vivenciando seu tão esperado sonho… Por isso o apoio emocional é tão importante…

Eu, graças a Deus, não tive nenhum desses sintomas pois tive muito apoio emocional das pessoas que mais gosto para fazer a minha cirurgia bariátrica.

Meu marido foi 100% a favor, nossa, ele foi minha estrutura para tudo isso! Sou sem palavras para o quanto ele me ajudou e me apoiou…  Minhas amigas mais próximas também… Minha mãe, não queria que eu operasse, e até um dia antes me ligava pra saber se eu não iria desistir…  Meu irmão e minha melhor amiga sempre me apoiaram… Minha melhor amiga até em reunião do grupo e na consulta com a nutricionista foi comigo para me apoiar… hahaha … O apoio do meu marido foi essencial desde a minha decisão de operar, lá traz… Bem no início… Sem o apoio dele talvez toda essa mudança não teria acontecido… Depois, durante todo o preparo da cirurgia bariátrica ele foi espetacular… Me acompanhou em todas as reuniões do grupo, conversava com minha psicóloga, nutricionista, etc…

No dia da cirurgia ele me passou toda tranquilidade necessária para me deixar calma… E do momento que voltei da cirurgia, ele cuidou de mim, em todos os sentidos, físicos e emocional até o dia que me senti bem para voltar a vida normal… Ele fazia minha sopa, limpava meu dreno, e ainda me dava muito amor e carinho porque sabia que meu emocional estava em um momento difícil…

Esse apoio é extremente importate.

Quando voltei a comer… A primeira vez que a nutri mandou comer bolacha cream craker… Nossa caiu muito mal… Eu não queria mais comer… No dia seguinte ele, com toda calma, sentou comigo e disse, vamos lá, bem devagarzinho, vou ficar com você, sem pressa, pra comer carne, a mesma coisa… Se não fosse a paciência dele, eu teria desisitido de comer carne com certeza… Hoje o que eu mais como acho que é carne…

Meu marido sempre conseguiu ver que a obesidade mórbida é bem diferente de uma simples obesidade… Ele via o quanto eu sofria com tudo aquilo… Ele reconhecia meu esforço a cada regime mal sucedido e a cada efeito sanfona que eu passava…  Quando voltamos do hospital,  ele tirou todas as tentações da casa.. Chocolats, bolachas, etc… E só comia comigo… Eu ficava com a sopa e ele com a carne da sopa… hahaha Hoje meu marido sempre vai caminhar comigo para me incentivar… Além de sempre conversar muito.

foto cirurgia bariatrica

cirurgia bariatrica

  1. Imagino como deve ser difícil, vc tem muita sorte, minha mãe tbm não quer que eu faça, deve ser o medo que elas tem de que algo aconteça com as suas filhinhas kkkk , já li quase todos os seus post, é mt bom saber suas experiencias me deixa mais animada!!!
    Obrigaaaada kkk Bjos

  2. Lendo seu post de hoje me deu até uma emoção… acho que estou mais sensível essa semana mesmo, deve ser por causa da proximidade da cirurgia…
    Seu marido é maravilhoso, isso é tudo, é muito bom!!! O meu também está me apoiando em tudo, mas não sei se vai ter essa dedicação toda no pós, espero que sim, isso vai facilitar muito minha vida.
    Alteração de humor eu estou tendo desde o início da semana, será que é por causa da cirurgia semana que vem? Ontem até eu me assustei com minha irritação…
    Bom, fico feliz por você, e te peço que torça por mim, falta muito pouco pra eu me tornar uma borboleta 🙂

    • Oi Suzi, fica tranquila toda essa alteração de humor é por conta do nervosismo porque a cirurgia está próxima… Eu também fiquei assim… é normal, quando chega a hora sempre dá medo né… Se acalma se não a sua pressão vai subir no hospital… Se vc chegou até aqui, (o que nós sabmos que não é nada fácil) é porque tudo vai dar certo… Estou na torcida, fica tranquila, que da semana q vem em diante vc só vai comemorar as alegrias!! Bjos 🙂

  3. Adorei seu post…aqui em casa as coisas foram complicadas pois meu marido sofreu um acidente quebrou a perna e está com um ferro enorme, ele tem me apoiado no possível…não deixou eu desistir por causa dele,me incentivou e aqui estou com 50 dias de cirurgia!

  4. Foi mesmo uma sorte tanto apoio, nem todos tem. Posso dizer que meu ex namorado foi essencial tb, cuidou de mim e me deu todo apoio, sou grata a ele por tudo. Mesmo que tenhamos nos separado, nunca vou esquecer o q ele fez. Cuidava da minha alimentação, caminhava comigo, me dava apoio emocional… Fez toda diferença.
    Beijos.

  5. Meu esposo operou a duas semanas e estava indo muito bem, mas a dois dias tem reclamado muito da dieta e pede pra comer coisas que nao pode ou tenta burlar o cardápio e também parou de caminhar. Estou preocupada pois as vezes ele se isola e está dormindo muito. Tanto animá-lo e e sou atenciosa, proponho atividades e destaco os aspectos positivos da cirurgia, mas ele fica indiferente. Acho que vou voltar ao psicólogo, mas só de tocar no assunto ele fica contrariado e de mau humor. Não sei o que fazer..

    • Oi Mary, no primeiro mês eu tbm sentia bastante sono… Minha psicóloga tinha explicado que poderia ser normal por causa da mudança muito brusca de alimentação… Mas, acho que a melhor coisa a fazer mesmo, seria conversar com a psicóloga dele que poderia ajudar melhor a lidar com essa situação… Volte para contar como vão as coisas… Obrigada pela visita no vida de casada… Bjos

  6. Ola meu nome é. VALERIA e hoje estou com 45 dias de operada, e ao contrário de você meu marido não me apoiou em nada. . . . Nada mesmo 12 dias antes da minha cirurgia tivemos uma discussão e ele falou pra mim desistir que ele não iria pagar nada mesmo (eu paguei a parte do médico) mas recebi uma parte por reembolso. Minha mãe pagou pra mim e até hoje é ela quem arca com todas as minhas despesas em relação a remédios, vitaminas etc. Ao contrário do seu marido quando tive alta um dia depois meu marido chegou em casa com barras de chocolates, caixas de amanditas que eu adoro e tomava vinho direto na minha frente que eu também gosto muito, mas eu fiquei e até hoje estou firme e forte me superando a cada dia, hoje com 16 kg a menos e feliz da vida recebendo muitos elogios e com minhas filhas do meu lado (elas São pequenas 7 e 4 aninhos) mas até hoje meu marido não me fez um elogio se quer e eu sinto muita falta de ele estar me apoiando. . . . Mas vai passar parabéns pra você aliás parabéns pra nós que tivemos essa coragem e hoje estamos feliz.

    • Oi Viviane, minha psicóloga já me contou diversos casos assim… Vc ficar magra tira ele da zona de conforto dele entende??
      Vc vai começar a chamar a atenção, vai ficar lindona… E ele sabe disso…. Força!! Fica firme!! Bjos Boa Sorte!!

  7. Bem, eu sei como é importante o apoio da família e dos amigos. No momento da minha cirurgia estava sozinha no hospital, os dois dias de internação passei sozinha. Só quando eu precisei de alguém para caminhar comigo é que tive alguém por perto. Quanto a alimentação, nada diferente, não tenho apoio da família e as pessoas que convivem comigo não compreendem o quão difícil é a fase pós operatória, a necessidade de novos sabores, já que a textura é sempre a mesma. Então fica aqui o meu alerta, para os acompanhantes, vocês são fundamentais na recuperação dos gastroplastizados. E parabéns pelo blog, tem me ajudado muito. (hoje, estou com 20 dias de cirurgia e 10kg off).

  8. Olá. .tenho acompanhado seu blog… hj completo 24 dias de cirurgia, e confesso q ainda estou na fase fo arrependimento. .. vc passou por isso? Será q esse sentimento some? Tenho frequentado um grupo de operados e sessão com meu psico.. mas confesso q está sendo mto difícil p/mim…. Parabéns por sua dedicação. ..abraço

Deixe um comentário

