Dieta Pós Gastroplastia

Dieta pos gastroplastia

Dieta pós gastroplastia

Vou falar um pouco sobre a minha experiência com a dieta pós gastroplatia. Este também é outro item que depende muito do seu médico e da sua equipe multidisciplinar… Percebi que a dieta muda muito de médico para médico… Nenhuma é melhor ou pior que a outra… Apenas são diferentes… O importante é confiar na sua equipe e seguir tudo direitinho… Nada de ficar mudando, “achando” que pode, inventando coisas novas….

A nuricionista e o médico estudaram para isso, eles sabem o que estão te passando… Eu segui tudo o que eles falaram certinho, e no final tudo foi super tranquilo…

A minha alimentação no pós operatório da gastroplastia, foi dividida em 4 fases. Começando na dieta líquida e evoluindo até a consistência normal… Cada fase durou 15 dias e era sempre uma nova adaptação importante para o meu organismo. Eu tenho consciência disso. Tudo sempre fracionado e bem devagar.

A minha hidratação podia ser feito com pequenos goles de água, água de coco, chás (desde que não fossem escuros) e sucos diluidos e coados. (Na minha dieta não podia gatorades, esses isotônicos)…

Lógico ainda não posso bebidas gasosas durante os 6 primeiros meses. Mas, também já fiquei sem tomar, pretendo nem voltar… E café também não pude durante as 4 fases. (Sinceramente não tomei até hoje… Ela falou que eu podia já tomar com mais leite do que café… mas ainda nem tomei…)

Fui orientada a não usar açúcar, mel ou xaropes. Só adoçantes artificiais…

Fases:

  • Fase 1 – Líquida –  Iniciei ainda no hospital, e foi até o 15. dia (líquidos diluídos e coados em coador de pano, caldos de frango, carne e legumes.)
  • Fase 2 – Evolução da consistência – foi do dia 16. ao 30. ( incluiu leite, iogurte desnatados. A consistência passou a ser cremosa sem ser grossa. A sopa era liquidificada, ou seja batida. )
  • Fase 3 – Mastigação Exaustiva – foi do 31. ao 45. dia. (Agora incluiu alimentos sólidos, mas que deveriam ser ingeridos na consistência pastosa, ou purês, frango desfiado, purê de legumes, arroz papa.)
  • Fase 4 – Adaptação Final e Independência Alimentar – foi do 46. ao 60. dia. ( Alimentos já na consistência normal. Daqui pra frente eu mesma podia fazer minhas escolhas. Aqui entrou torrada, geléia diet, pão light, carne ensopada…)
Anúncios

  1. Que legal amiga, acho bem importante esse post, porque temos mesmo que seguir as orientações médicas. Isso é fundamental para o sucesso da cirurgia.
    Eu ainda não sei como vai ser minha próxima fase, por enquanto estou na 2ª, que é a dos pastosos, e também é por 15 dias, e estou louca pra saber como vai ser a próxima.
    Bjuuuuus.

  2. Ontem foi a última palestra e no nossa caso, são 5 fases até chegar na comida cotidiana. Me senti vitoriosa de viver esse dia. Ah, peguei o laudo com um psiquiatra e segunda, pego com o psicologo. No loginquo dia 26/3 entrego pra psico das palestras e pego a carta de liberação.
    Uma coisa que descobri e achei curiosa: muita gente desiste de fazer a cirurgia e com isso, quem estava marcado pra operar, por exemplo em outubro, pode acabar sendo operado em abril ou maio. Não faço ideia de como será cmg. Só sei que espero que a técnica a ser usada seja o Sleeve gástrico.
    Aproveitando, o psiquiatra me receitou fluoxetina. Como ainda tenho tempo até o dia 26, penso em ir em outro médico, pois nunca nenhum me receitou nada sem antes fazer exames pra ver se está tudo bem com meu fígado e rins, para tomar esse tipo de medicação. Você já teve que tomar algo assim? Ah, se achar melhor me responder por e-mail: fernanda_moreira_ib@hotmail.com
    beijo

  3. Amiga…

    Já entramos na fase meio que independência alimentar…
    Tipos, dieta liberada, mas temos que ter consciencia do que devemos escolher…e mastigar muuuuuuito mesmo…hj estou com 36 dias de operada e receber a carta de alforria pra comer foi muito bom…e tb muito confuso pra mim…pq tenho que fazer as escolhas certas…servir a medida certa, não exagera pra não estragar comida e principalmente conseguir não me entalar!!!!!

    Como vc disse, as coisas variam muito de equipe para equipe, mas devemos seguir a risca ao que elas nos orientam….
    Nossa nutri tb não autorizou refrigerantes…juro que isso foi o mais sofrível pra mim, pois sou viciada…mas ao contrário de vc ( que vergonha pra mim!!) qd fizer os seis meses…vou tomar uma coca cola beeeem gelada…só que coca ZERO!!!kkkkkk

    Bjs!

    • Oi querida, o importante é isso respeitar sempre o que a nutri nos passa… Não é a toa que elas estudaram pra isso… No começo eu tbm tinha dificuldade um certo medinho de ir comendo as coisas novas… Mas o importante é manter uma dieta balanceada… Bjus

  4. Muito bom respeitar as fases e seguir sempre as recomendações medicas e nutricionais, pena que nem todos a seguem e depois não tem sucesso ae colocam culpa na cirurgia…continue assim, bom fim de semana.
    Aguardo sua visita no meu |Blog| e |Vlog| onde conto tudo sobre minha Cirurgia Bariátrica (Gastroplastia ou Redução de Estômago).
    |Blog| http://isaclourenco.blogspot.com.br/
    |Vlog| http://www.youtube.com/100observacoes
    |Facebook| http://www.facebook.com/isacairescirurgiabariatrica
    |Twitter| https://twitter.com/IsacAires_
    |Instagram| http://instagram.com/isacaires
    |Email| isacaires@gmail.com

  5. Estou na 1ª fase ainda, até domingo…. e que venha a 2ª fase….
    Só tenho as dietas das 2 primeiras fases e no meu caso, tenho que incluir 1 colher de whey protein sem sabor, é horrível…… mas fazer o que, né?! Tenho que fazer tudo certo…
    Bjos

    • Oi querida, força que essa fase do whey protein passa… Eu tbm tomei por 1 mês… Depois vc volta a comer e para … Bem na hora que vc não aguenta mais tomar, vai poder parar… hauahaau Boa Sorte! Bjos

  6. ola tenho muitas duvidas ainda sobre esse tema complexo, fiz a cirurgia a 3 meses , q vitamina usa , nao tenho convenio entao para retornar ao acompanhamento com medico so o mes q vem pois acabo de pagar a cirurgia ,ele me passou uma vitamina q custa 100 reais ,gostaria de outras opcoes , seu blog me ajuda muito , adro acompanhar vc , as dores nas costa foi otimo ara tirar minhas duvidas ,espero q continue postando suas historias pois me ajuda e sei q ajuda muita gente bjs obrigada

    • Oi querida, vc mora em SP? Eu tomo a vitamina materna manipulada. Eles fazem em 2 capsulas. Fica mais fácil pra tomar… A farmácia que manipula a minha vitamina é a Roselis sai muito mais barato do que 100,00 com certeza. http://www.roselis.com.br/. Tomo também pill food que eles manipulam para cabelos e unhas. Espero ter ajudado! Bjos

  7. OLa!!! Estou adorando o seu blog! Há uns 10 anos atrás, minha filha que é Endocrinologista, queria que eu fizesse essa cirurgia, mas sinceramente eu nunca aceitei essa ideia mas, devido a problemas articulares, não vejo outra saída. A minha vida inteira foi preocupar-me com dietas e infelizmente há sempre recaídas e você deve saber muito bem.
    Fico um pouco impressionada com a mudança drástica na alimentação, mas pelo que vi o seu relato, é tudo uma questão de tempo e obedecer corretamente as orientações da Nutricionista.
    Quando percebi o quanto de peso você deixou para trás, fiquei mais animada. Agora vou fazer os exames pedidos com mais prazer. Seu blog é muito interessante e esclarece uma porção de dúvidas.Agradeço-lhe pela preocupação em esclarecer isso, você ajudou-me muito. Desejo-lhe muitas felicidades! Abraços.

    • Oi Marília, que delicia ver o seu recado e ver que vc conseguiu absorver a minha mensagem que o segredo é só seguir a risca as recomendações do médico e da nutricionista. Simples assim… Eles estudaram para isso e sabem muito mais do que nós!! Tudo que deixei pra trás mudou minha vida, e super recomendo a cirurgia para quem se encaixa na indicação… O que precisar estou aqui para ajudar! Mande notícias! Bjos

  8. oi tudo bem? sou luciana e fiz minha cirurgia dia 29/10 a seis dia tenho muita tontura e muitaaaa vontade de dormir ,com vc também foi assim ainda estou só no liquido

    • Oi Luciana, minha equipe me preparou bastante dizendo que as tonturas e o sono poderiam acontecer… Que seria normal… Não senti tonturas, mas sono, nossa sentia muito… Depois de um tempo aos poucos foi passando… Mas é normal sim… Mande notícias de como vc está… Melhoras, Bjos

  9. Oi eu marquei a minha bariatrica porém adiei porn mais um tempinho me fala um pouco sobre a parte ruim tipo os gazes cheiros horríveis como está o animo com a falta de proteína e as demais coisinhas que ninguém fala ?

    • Oi San, não tenho problemas com vitaminas, tomo todas elas certinho, sem falhar nenhuma… Tomo injeção de citoneurim um mês sim um mês não… E não tenho problemas nenhum com animo, pelo contrário, o animo melhorou muuuuuito… Agora tenho disposição pra fazer coisas, energia de sobra… Gases não tenho problema nenhum… Um problema de gases que tive, foi bactéria mesmo, depois que a médica tratou com antibiótico, nunca mais… Espero ter ajudado!! Bjos

  10. O mulher amei sei blog… tow chorando aqui… fiz a gastro faz 5 dias, senti dor, passando pela primeira fase, o pior p mim éque n posso beber tanta áqua, antes bebia mais de 3 litros por dia, pense na falta que sinto, como você disse água beeeeeem gelada realmente ajuda , minha nutri já liberou gelatina na fase 1. é normal ficar arrotando tanto?? fiquei muito feliz de passar aqui e acompnhar sua trajetoria, falando assim parece fácil,mas é uma luta. você hj após quanto tempo decirurgia consegue tomar um copo inteiro de água??
    Bjusssss

  11. Amiga…obrigada por ter feito com que minhas dúvidas fossem ilustradas…adorei as imagens…falamos tanto que quem fez ou fará a cirurgia tem que começar a comer menos…mas ninguém tinha me mostrado o quanto menos…e as imagem clarearam minhas inquietações…adorei ter passado por aqui…a minha cirurgia será em 2014…estou bem ansiosa… bjs e obrigada!!! passarei aqui mais vezes…

  12. amei seu blog, estou com 30 dias de bariátrica, mas ainda vendo poucas diferenças no corpo. E seu psicológico como esta? foi tranquilo nesse aspecto?

    • Oi Débora, hj o psicológico está ótimo!! Eu fiz 6 meses de terapia antes da cirurgia pra me preparar, acho que isso ajudou muitoooo… Depois com 1, 2 meses o psicológico altera muito, vc deve estar passando por isso… É muita coisa nova, um corpo novo, uma vida nova, regras novas… É uma mudança muito brusca na vida de repente… Mas depois a auto estima sobe e vc começa a aproveitar o novo corpo, a nova saúde, a nova disposição, e vem só alegrias…. Conta mais como vc está… Bjos

  13. PARABÉNS AMIGA VIDADECASADAA .VC É UMA VENCEDORA E OBRIGADA POR COMPARTILHAR SUAS EXPERIENCIAS.EU NÃO TENHO INDICAÇÃO PARA CIRURGIA BARIÁTRICA ,MAS GOSTO DE LER HISTORIAS DE PESSOAS QUE TIVERAM SUCESSO ,ESTOU LUTANDO CONTRA BALANÇA ESTA DIFÍCIL MAS ESTOU GANHANDO.BEIJOS CONTINUE ASSIM LINDA,

  14. Ola meu marido está na primeira fase vai fazer uma semana ainda a dieta dele é gatorade,água de coco e gelatina ainda vai passar pela nutricionista pra saber o próximo passo ele não está dormindo bem acorda várias vezes na noite será que já podemos incluir caldos cotados e sucos naturais na dieta dele dia 21 faz uma semana da cirurgia obg bjs

    • Oi Silvia, cada equipe trabalha de um jeito, por isso é melhor falar com o médico ou a nutricionista dele… Mas eu já tomava caldos coados e sucos naturais de frutas que bebes podem tomar, mas também coados no coador de pano… Boa sorte!

  15. Oi gente eu estou no 6º dia hoje, eu não sinto vontade de comer, mas cumpro a dieta direitinho q inclui somente líquidos de 15 em 15 mts, a nutricionista liberou uns pingos de café no leite desnatado se eu quisesse mas não tem necessidade, o leite desnatado me provoca gases eu prefiro o de soja enriquecido com cálcio, eu ainda não fiz o caldo de feijão com legumes, vou provar amanhã, pensei que fosse pior, mas até agora tá tudo bem. Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s