Síndrome de Dumping

Síndrome de Dumping

Síndrome de Dumping

Estima-se que entre 25 a 50% dos pacientes submetidos a cirurgia bariátrica tenham os sintomas da síndrome de dumping.

Tudo acontece com a alteração no mecanismo de esvaziamento gástrico provocado pela cirurgia. O alimento deixa o estômago e entra no intestino de um modo rápido e irregular. (Por isso comer saudável e bem devagar sempre!). Quando isso acontece, aparece o desconforto. É uma resposta fisiológica, devido a concentração de alimentos irregular ou desproporcional a nova capacidade do estômago.

A síndrome de dumping é causada principalmente quando ingerimos alimentamos com carboidratos e gorduras.

Os sintomas são: náuseas, vômitos, diarréia, sudorese, mal estar, palidez, palpitação, falta de ar, fraqueza, desmaios e tonturas.

Pode ocorrer a síndrome de dumping precoce ou tardia. Ou seja, imediantamente após a injestão do alimento, ou de 1 a 3 horas após a refeição.

Para evitar o dumping, devemos sempre evitar comer doces e gorduras, evitar tomar líquidos durante as refeições, além de  fracionar as refeições em 5 a 8 refeições diárias. Mastigando sempre bem devagar e triturando bem os alimentos.

Eu sinceramente, 1 ano e 1 mês de cirurgia bariátrica sem nenhum dumping!! Uhuuuuu

  1. Boa noite Alessandra, hj esta fazendo uma semana q fiz a cirurgia, e no terceiro dia de cirurgia, foi quando eu cheguei em ksa, eu tomei um suco de caixinha de soja (q minha irmã tbm tomou depois da cirurgia dela) so que depois q eu fui ver q continha açúcar, na hora eu n senti nd mais d madrugada eu passei muito mau, tive uma sudorese horrível e tonteira, levantei rápido e fui tomar água. No outro dia liguei p minha nutri ai ela me falou p eu v se alguma coisa q eu estava tomando n tinha açúcar e ela pediu p aumentar a quantidade de água ao longo do dia. E uma coisa muito estranha ate domingo eu estava sentindo muitas dores na parte superior da “barriga” ai na segunda eu fui ao banheiro fazer o numero 2, depois eu n mais senti dor. Ate entao o medico dizia q era gazes e q era p eu falar pouco. Hoje depois de uma semana ja perdi 5kg e estou super animada a continuar na dieta. Bjsss

  2. Oi querida! Seu blog é lindo! Parabéns! Mas fiquei mto curiosa vendo as fotos do ”antes e depois”… Nao quero ser indiscreta, mas preciso perguntar.. Vc fez cirurgia reparadora, abdominoplastia..ou afins?? Desculpe-me pela inconveniencia, mas te achei tão ”durinha” que tive que perguntar… Bjs e continue linda!

  3. Ale, sigo seu blog faz um tempão amor, desde quando eu morava nos EUA! Sou sua fãzinha :* parabéns ! Vc tá linda, além de ser muito inteligente! Deixa eu te perguntar, eu tentei achar nos arquivos e não consegui achar, que dia vc fez a bariatrica? Um beijo :*

      • Amor, eu morei em Ct que é um pulo de NY, vou pra lá de seis em seis meses (quando possível menos) pq tenho residência e tenho medo de problemas, fui pra lá com 15 anos (já era gordinha e só agravou depois que os fast fooods faziam meus dias no highschool) HAHAHAHAHAHAH voltei tem dois anos! E vc??? Fiz a minha dia 27/11/2013 e devo confessar que só agora com os papeizinhos de amigo secreto sendo tirados pensei na ceia! E como acho que não posso comer nada comum até lá, a ceia em casa esse ano será Vegetariana hahahahah já qe minha mãe já é e amamos a ideia! Nossa amo falar e escrever hahahaha notou?

      • Oi Bá… Vc vai estar melhor que minha irmã que opera hoje e vai estar na dieta líquida no natal e ano novo que coragem!! hahaha Vc já ouviu a teoria dos 10 pounds americanos? More nos EUA 10 anos e ganha 10 pounds… Um por ano … é uma teoria doida deles hahahah…. Eu morei em Miami quase 5 anos e voltei faz 5 anos tbm… Mas sempre fui gorda antes de ir pra lá, fui gorda lá e depois aqui… hahahahah O importante é que vc vai entrar 2014 mais magra uhuuu!! Isso sim é entrar com o pé direito!! Eu operei dia 02/10/2012 nas festas de final de ano o ano passado estava voltando a comer… Bjos

  4. Oi lindona! Então procurando na internet eu decidi parar de procurar HAHAHAH pq cada pessoa parece que fica um tempo diferente na dieta! Eh muito confuso, eu fiquei 7dias na dieta líquida e mais 7dias na de caldos, amanhã eu mudo novamente quando passo na nutri! Então eu nem sei viu??? Hahahha já ouvi falar dessa mandinga deles sim! Eu tb sempre fui gordinha mais agravou lá… Sua irmã vai fazer? Ai boa sorte pra ela que Deus ilumine! Deixa eut e fazer outra pergunta, vc fez por vídeo ou aberta?? Um beijo

    • Oi querida, eu fiz por vídeo… Só tenho uns furinhos na barriga… Super tranquilo… Agora quanto a dieta, é assim mesmo, cada médico tem um procedimento… Tem que confiar no seu médico e seguir até o fim… O meu não podia gatorade… O da minha irmã pode…

  5. Hoje estou muito feliz! Estou iniciando a fase do arroz papa e carne moida
    Para o arroz ficar mais nutritivo, fiz com lentilha e abobrinha ralada, tdo bem cozido.A carne fiz com cenoura ralada e batata.Nossa me deu o maior prazer em cozinhar e degustar, bem devagar, sentindo os sabores dos temperos e da própria comida.Vitória! Estou feliz pois achava que não passava da 1 fase.Hoje com 49 dias de uma nova vida

Deixe um comentário

