Fico chocada como algumas pessoas tratam a cirurgia bariátrica… Como se fosse ir até ali fazer uma massagem e já volto!!! Gente não é assim não!!! É uma cirurgia de grande porte e envolve grandes riscos!!
É uma atitude a ser tomada junto de equipe multidisciplinar, e sempre digo:
se você não operou a sua cabeça antes, não faça!!
Se você não vai ser uma pessoa regrada com horários, não faça!!
Se você não está disposto a tratar a sua compulsão por alimentos, não faça!!
Se você não está disposto a seguir a risca o que seu médico mandou, não faça!
Se você não está disposto a seguir a dieta durante todo o período, não faça!!
Se você ainda não se conscientizou que seu estômago vai ser igual o de um bebe, e os alimentos devem ser inseridos gradualmente e isso leva tempo, não faça!!
Se você não está disposto a tomar sopinhas, e vai ficar reclamando, não faça!!
Se você não se informou sobre o pós operatório, os prós e os contras, não faça!
Se você não está disposto a mudar seus hábitos alimentares para sempre, não faça!
Se você não leu, e muito, sobe cirurgia bariátrica, não faça!
Quando você toma uma atitude na vida, seja ela qual for, você tem que ser forte, se não, é melhor nem tomar a atitude…
E com a cirurgia bariátrica é igual, se você decidiu fazer, você deve se informar sobre perigos, sobre o pós operatório, conversar muito com seu médico e seguir tudo certinho!!
A cirurgia bariátrica não é brincadeira e não é uma operação estética. Há restrições que serão para sempre e, dependendo da técnica usada, é algo irreversível. Além disso, se a pessoa não seguir as orientações médicas e nutricionais, voltará a engordar.
Por isso, eu tento ao máximo explicar o quanto é importantíssimo seguir as recomendações médicas e estar disposto a tudo isso!! Não pense que você vai operar e comer Mc donald’s e fast food todos os dias e nunca vai passar mal e nunca mais vai engordar… A cirurgia é só mais uma ferramenta que te ajuda em longo processo que depende mais de você do que do procedimento propriamente dito!
Pronto, falei!!!!!!
Ale, isso é tudo o que eu tenho vontade de falar nos grupos de bariatrica do facebook!
Certíssima!
🙂
Fiz a cirurgia há dois meses e fico chocada em como algumas pessoas levam pouco a sério as restrições… com menos de um mês de operada, na primeira reunião nutricional, onde seriam dadas as explicações para a mudança de dieta, ouvi pessoas comentando que já haviam tomado coca cola e comido mc donalds…como assim???
Meu Deus Maria Eugênia, isso me assusta muito!!! Vc não tem noção de como me assusta!!
Olá…
Recado dado… E bem dado por sinal! Beijos
Verdade verdadeira
Falou tudo, parabens.
Algumas pessoas estão usando a cirurgia bariatrica como operação de estética, e envolve muito mais , como comprometimento, responsabilidades, mudanças de hábitos , etc
Olá! fico feliz em ver como você está bem =)
Lembra de mim? então, passei com o Dr. José Renato, fiz os exames que ele me pediu e segundo ele estou super bem e estou liberado para poder participar do grupo de obesidade para o preparo da Cirurgia.
Assim que passarem as festas, vou pegar o encaminhamento dele para o grupo, e assim poder adiantar o processo até que a carência do São Cristovão possa terminar!
Estou confiante e super feliz!
Parabéns!
Só quem passou sabe como é… o quanto é gratificante o sacrifício…
Olá! Cheguei ao seu blog através de uma colega de trabalho que fez a bariátrica. Depois de conversar com ela, foi que comecei a considerar a sério a possibilidade de me operar e estou buscando conhecer o processo.
Em relação ao tema deste post, gostaria de saber se você tem algum material de leitura referente a bariátrica para me indicar, pois, não sei ainda por onde começar a pesquisar.
No momento, tenho apenas o livreto da clínica onde me consultei com o cirurgião desta colega e seu blog.
Obrigada e parabéns pela filhota, linda e por todas as conquistas!!!! 🙂
Oi Raquel, eu aprendi muito nos grupos pré operatório e com o livrinho do meu médico também… Dá uma lida nos posts mais antigos que eu descrevo tudinho, desde o começo… Espero poder ajudar… Bjos