“Obeso saudável” é mito

obesidade

Li uma matéria no site do Dr. Drauzio Varella dizendo que obeso saudável é mito. Achei suuuuper interessante.

Aquela história de “gordinho saudável” caiu por terra. Mesmo sem nenhum problema metabólico aparente, como diabetes, colesterol elevado e pressão alta, as pessoas obesas  têm risco 24% maior de morte prematura causada por problemas súbitos como o infarto, quando comparados aos que estão dentro do peso.

A ideia nasceu há alguns anos baseada num estudo que afirmava que indivíduos  sem doenças associadas à obesidade, poderiam ser considerados saudáveis. Além disso, chegaram a sugerir que indivíduos obesos, mas que eram ativos no dia dia, poderiam ser tão saudáveis quanto pessoas magras. Mas a afirmação sempre foi discutida por alguns especialistas, sobretudo cardiologistas.

Para se ter uma ideia, sobrepeso já é uma condição predisponente para a obesidade, que é uma doença. Portanto, o indivíduo pode naquele momento específico não apresentar alterações laboratoriais, mas ainda assim ele está doente.

Obesidade é doença sim!!! E tem tratamento!! #prontofalei

Anúncios

  1. Sem dúvidas, ser gordo nunca é bom, a obesidade é considerada uma doença crônica, que graças a Deus tem tratamento, engana-se quem pensa que existe godo saudável, nem na mente, nem no corpo. beijos

  2. Sempre encarei que obesidade é doença, por isso corri em busca do meu tratamento, há três anos comecei a fazer reeducação alimentar e há quase sete meses fiz uma redução de estômago e morro de medo de voltar a obesidade mórbida grau III, sou doente e sempre irei me encarar como tal, vivo controlando o meu peso como os AA controlam-se em relação ao álcool. Ser obesa NUNCA mais, ainda estou sobrepeso, a minha caminhada apenas começou, mas já sinto os benefícios da perca de peso.

  3. Estou começando nessa caminhada,dia 231\2014 faço um mes de cirurgia gostaria muito de receber sua atualizaçao pois nao gostei da minha nutricionista que me passou um cardapio bem fraquinho,emagreci 07 quilos e pelo o que li foi pouco, essa semana vou voltar na nutri para saber como esta indo indo. Mas se Deus quizer e eu tambem nao quero ser uma gorda feliz.

  4. Você tá super certa. Eu sempre achei que era saudável porque não tinha problemas metabólicos… mas e os problemas psicológicos e sociais????? Além disso, conforme a idade foi chegando veio a dor no joelho, na coluna, a esteatose hepática, as pedras na vesículas, a falta de ar, os roncos pra dormir, a falta de vontade pra fazer as coisas… olha quanta doença!!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s